Por que escolhi viajar pela Bósnia?

[intergeo id=”QN4EzM”][/intergeo]

ENCONTRE VÔOS BARATOS PARA A BÓSNIA AQUI!

Por que fui para a Bósnia

Minha relação com a Bósnia começou muito antes de eu conhecer pessoalmente este país.

A República da Bósnia e Herzegovina era parte da antiga Iugoslávia, país que eu sempre admirei, principalmente em esportes de equipe, tais como futebol, vôlei, basquete.

Eram times sempre competitivos, que davam trabalho inclusive para a seleção de basquete dos Estados Unidos.

Não só no esporte a Iugoslávia me chamava a atenção. Em meados de 1991, a teve início  guerra iugoslava, que resultou na separação das 7 nações que formavam o país.

A guerra

Esta guerra perdurou por cerca de 10 anos, até que a paz fosse quase que totalmente consolidada naquela região. Foi em 1995, quando eu estava me preparando para escolher qual curso faria na faculdade, que foi iniciada a guerra da Bósnia, a mais cruel de todas que rolaram naquele pedaço da Europa.

Marcas da guerra em Sarajevo.

Cidades como Sarajevo e Mostar foram parcialmente destruídas, já que a Bósnia sofria um forte ataque dos sérvios. Sarajevo ficou totalmente sitiada, tendo inclusive dificuldade para receber ajuda humanitária de órgãos mundiais.

E foi justamente por acompanhar o dia a dia desta guerra no noticiário com meu pai que decidi cursar a faculdade de jornalismo, a partir de 19997. Aquele assunto me fascinava!

Sarajevo: de cidade olímpica a cidade sitiada.

Mal sabia eu que num futuro mais ou menos distante, 17 anos depois, eu pisaria na Bósnia, já pacificada, mas com muitas marcas de destruição causadas pelos anos de guerra, numa batalha cruel e que nunca teve tanta importância assim para parte do mundo, já que não se tratava de uma superpotência. Enquanto assistíamos o tetra, o sangue jorrava nos Bálcãs.

Muitas pessoas tem sonhos de conhecer lugares fantásticos, como a Disney, Paris, o Japão… um dos meus era visitar a Bósnia e Herzegovina! Pisar em Sarajevo, por exemplo, me trouxe uma sensação de medo, insegurança, mas, sobretudo de realização.

Vale lembrar que gosto de todos os países da Península Balcânica. Da história, do esporte e até mesmo dos idiomas, e até conheço umas pouquíssimas palavras de alguns deles. Gosto tanto da Bósnia como da Croácia e da Eslovênia (pra falar dos países onde já estive). Também pretendo conhecer a Sérvia, Kosovo, Macedônia e Montenegro, além de um país que não era da Iugoslávia, a Albânia.

Em outros posts contarei mais sobre os lugares que visitei na Bósnia, este país pouco conhecido pelos brasileiros e que eu tanto gosto.

Se você precisa de um hotel na Bósnia ou em qualquer outro lugar do Brasil e do mundo, reserve AQUI sua hospedagem com o Booking.com, o maior site de busca de hotéis da Internet!

Reservando através do 99Rotas você não paga NADA A MAIS por isso e ajuda a manter gratuitas as dicas de viagem deste e de outros blogs.

 

 

GALERIA DE FOTOS

18

About

No Comments

Leave a Comment