O que fazer em Curitiba: principais atrações
Curitiba é sem dúvidas uma das cidades mais bonitas do Brasil. São muitas as atrações que a capital paranaense reserva para o visitante. Então, nada melhor que saber o que fazer em Curitiba antes de pegar a estrada (ou o avião).
Abaixo vamos listar 21 pontos de interesse da capital paranaense. Há muito o que fazer em Curitiba! Prepare no mínimo três dias para tentar conhecer os principais pontos turísticos.
→Leia também: Como chegar do Aeroporto até o Centro de Curitiba
Neste post você encontra:
O que fazer em Curitiba
Centro Histórico
Muito bem preservado, o centro de Curitiba possui construções imponentes e cheias de história.
Caminhar pelo Centro Histórico de Curitiba é um programa agradável. Em meio ao movimento comum a um centro de capital, surgem paisagens belíssimas.
As ruas curitibanas são floridas, bem cuidadas e cheias de belezas arquitetônicas.
→ Reserve aqui sua hospedagem no Centro de Curitiba
Booking.comComo eu não escrevo somente para falar das belezas, aqui vai um toque: assim como em toda cidade grande, o Centro curitibano pede que o turista tenha um pouco de cuidado com seus pertences.
Não é muito comum, mas podem ocorrer alguns delitos nesta região. Porém, sempre percebi o centro de Curitiba como um lugar seguro, bem patrulhado. De qualquer maneira, fique atento a movimentos estranhos.
→ Viaje tranquilo! CONTRATE AQUI seu seguro viagem!
Rua XV de Novembro
A Rua XV é um calçadão onde se concentram diversas lojas, lanchonetes e outros estabelecimentos.
É o principal centro de compras popular de Curitiba e um dos mais famosos pontos turísticos da cidade.
Em uma esquina da Rua XV está localizado o Palácio Avenida, onde são realizadas todos os anos apresentações do coral infantil de Natal, famoso por sua beleza.
→ RESERVE AQUI seu hotel próximo à Rua XV em Curitiba
Booking.comPraça General Osório
Localizada ao final da Rua XV, a Praça Osório é um grande espaço arborizado com equipamentos de lazer para crianças. Lá acontecem diversas feiras temáticas, com barracas vendendo objetos de decoração, comida de rua e outros artigos típicos de feirinhas.
Mercado Municipal
Recentemente modernizado, o Mercado Municipal de Curitiba conta com boxes onde são vendidas frutas, artigos regionais e de uso geral e aquela bela comida tradicional que todo bom mercado tem.
Não deixe de experimentar as delícias feitas com pinhão, o fruto de Curitiba.
Passeios em Curitiba você pode contratar aqui:
→Passeio de trem até a cidade de Morretes
→Passeio noturno de 4 horas com jantar em Curitiba
Praça Tiradentes
O marco zero da capital paranaense é também o ponto de encontro no Centro de Curitiba.
Comércio movimentado, prédios grandes e a Catedral da padroeira da cidade fazem o cenário da Praça Tiradentes.
Na parte central da praça, estão expostas descobertas arqueológicas feitas quando o local era reformado, na década passada.
Praça Santos Andrade
A Praça Santos Andrade é o principal palco de manifestações políticas em Curitiba. Sua grande extensão possibilita a participação de multidões em eventos ali realizados.
De um lado da praça está localizado o imponente prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Já no lado oposto está localizado o Teatro Guaíra, o mais antigo teatro curitibano.
Durante os finais de semanas, é realizada feirinha de artesanatos, comidas e outros artigos. Vale dar um passadinha lá!
No decorrer da praça existem vários bustos que homenageiam nomes como Victor Ferreira do Amaral, Nilo Cairo, Rui Barbosa entre outros.
Universidade Federal do Paraná
O grandioso prédio da UFPR está localizado em uma das extremidades da Praça Santos Andrade. A Universidade ocupa toda uma quadra, se destacando diante de quem passa por ali.
Trata-se nada mais nada menos da mais antiga Universidade do Brasil, criada em 1912. O prédio, no entanto, data de um ano mais tarde, 1913.
A fachada atual guarda muitos sinais da original, mas com algumas alterações.
Hoje o prédio da UFPR possui uma fachada branca, com grandes colunas em estilo neoclássico.
As escadarias em frente à Universidade completam o cenário, dando vida ao importante e imponente prédio.
→ Reserve aqui sua hospedagem no Centro de Curitiba
Rua 24 horas
Inaugurada em 2007, a Rua 24 Horas teve destaque à época justamente por proporcionar serviços e facilidades durante todas as horas do dia.
Porém, pouco tempo depois, o local não mais funcionava 24 horas, como sugere o nome.
A decadência tomou conta do local e, em 2008 foi lançado edital para revitalização e reforma, que se deu apenas dois anos depois. A reinauguração ocorreu em 2011.
A Rua não é mais 24 horas, mas possui opções diferenciadas de lanchonetes, restaurantes, lojas com artigos locais e outras facilidades para o curitibano e para o turista que visita.
Biblioteca Pública
Fundada em 1857, a Biblioteca Pública do Paraná está localizada em um belo prédio de 8,5 mil metros quadrados. O local abriga mais de 700 mil obras, entre livros, periódicos, fotografias e materiais multimídia e recebe muitos visitantes e usuários diariamente.
Cerca de 1000 empréstimos são realizados todos os dias, o que mostra a importância da Biblioteca Pública para a população curitibana.
Além do acesso à leitura, o local também conta com uma programação cultural composta por exibição de filmes e exposições de arte.
Também ocorrem, semanalmente, encontros dedicados à poesia, oficinas de criação literária e bate-papos mensais com escritores.
Localização:
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro de Curitiba
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
Sábados das 8h30 às 13h
Teatro Guaíra
O mais antigo teatro de Curitiba tem muita história para contar.
Fundado em 1954, o Teatro Guaíra é o principal palco da arte em Curitiba.
Formado por três auditórios, o teatro na verdade é chamado de Centro Cultural Teatro Guaíra e abriga concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná, além de shows de balé e dança.
O Centro Cultural é mantido pelo Governo do Paraná e considerado um dos maiores da América Latina. Vale a pena conhecer!
Museu Oscar Niemeyer
Localizado no bairro Centro Cívico, o museu Oscar Nimeyer foi projetado pelo grande arquiteto brasileiro que dá o nome ao local. É popularmente conhecido como “Museu do Olho” devido a seu formato.
É um dos principais museus de Curitiba. O local abriga exposições permanentes e itinerantes.
Entre as peças estão obras de vários artistas renomados.
Recentemente o Museu Niemeyer recebeu algumas obras que foram apreendidas na Operação Lava Jato.
Ainda faz parte do complexo um café e uma lojinha com artigos temáticos.
*Faz parte da rota de atrações da Linha Turismo.
Localização: Rua Mal. Hermes, 999, Curitiba – PR – CEP: 80530-230
Telefone: +55 41 3350-4400
Site: http://www.museuoscarniemeyer.org.br/home
Horário: Terça a domingo, de 10h a 18h.
Localizado no bairro Centro Cívico, o museu Oscar Nimeyer foi projetado pelo grande arquiteto brasileiro que dá o nome ao local.
É um dos principais museus de Curitiba
Parques
É impossível ir a Curitiba e não visitar no mínimo um parque. Considerada uma “cidade verde”, a capital curitibana possui inúmeros parques.
Neles o visitante pode ter um contato mais próximo com a natureza e apreciar a calmaria em meio a uma cidade grande.
Vamos indicar os principais parques e uma opção não muito conhecida. Leia até o fim 🙂
Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Curitiba é, com certeza, o mais conhecido ponto turístico da cidade.
Lá, encontramos grande área gramada e belos jardins. A famosa estufa lotada de plantas e flores completa o cenário do Jardim Botânico.
É possível entrar na estufa. Ela não dispõe de grande espaço, o que pode tornar a locomoção interna um pouco mais complicada.
Dica: veja o pôr-do-sol de cima da plataforma onde fica a estufa. Dá para tirar lindas fotos.
Se quiser ter uma vista diferente, vá para trás da área da estufa. Dá para tirar uma foto com o sol se pondo e apenas a sombra da estufa.
Parque Barigui
O maior parque de Curitiba reserva muito espaço e um clima muito agradável para ficar a tarde toda.
Como o espaço é grande, há área para caminhada, ciclismo, corrida e outras atividades.
O gramado também é utilizado para jogar futebol americano, aeromodelismo e piqueniques.
Um lago enorme completa a paisagem do Barigui. Há opções variadas de alimentação, desde carrinhos de pipoca, sorvete a lanchonetes e restaurantes.
O Barigui abriga, ainda, um Centro de Educação ambiental e um recinto de exposições.
Recentemente foi inaugurada uma “mini” usina hidrelétrica com capacidade para produzir energia equivalente a metade do total consumido pelo Parque Barigui atualmente.
O passeio no Parque pode ser combinado com uma visita ao Park Shopping Barigui, centro de compras vizinho e que conta com lojas de todos os tipos, várias opções de diversão e alimentação.
Parque Tanguá
Em uma área de 235 mil m², está um dos mais belos parques de Curitiba, o Tanguá.
Localizado junto ao Rio Barigui, o Tanguá possui uma parte alta e uma baixa, sendo esta segunda a mais antiga, inaugurada em 1996.
Dois anos depois, foi inaugurada a parte superior, formada pelo portal de entrada, um jardim em estilo francês, um espelho d’água, uma fonte rítmica e uma estrutura de três pisos que abriga um mirante e duas torres a 65 metros de altura.
A visão do alto da estrutura é sensacional. Da parte traseira pode-se avistar o lago, a cascata e área verde da parte baixa.
Descendo, temos um túnel artificial, dois lagos, acessados por barco ou à pé (prepare-se para andar bastante), ciclovia, área de cooper e alimentação.
A vista dessa parte pode ser ainda mais linda, pois dá para ver a cascata em toda sua extensão: 65 metros e a estrutura da parte alta do parque. (parte das torres).
Localização: Rua Oswaldo Maciel, s/nº – entre os bairros Pilarzinho e Taboão – Curitiba/PR
Tel:. (41) 3352-7607 ou (41) 3352-5404
*Está incluído no roteiro da linha turismo.
**De transporte público: ônibus Parque Tanguá (Travessa Nestor de Castro).
***A entrada é gratuita.
Funcionamento: diariamente, das 08h00 às 18h00.
Memorial Polonês / Bosque do Papa
Um belíssimo parque (MAIS UM) em Curitiba.
Foi inaugurado em 1980, em homenagem à visita do então Papa e hoje Santo João Paulo II à capital paranaense no ano anterior.
No local existem mais de 300 araucárias, árvores símbolo do estado do Paraná. Lá também encontramos o Memorial Polonês, homenagem aos imigrantes vindos da Polônia nos idos de 1870.
Os poloneses formam uma das colônias mais tradicionais e numerosas de Curitiba.
Artefatos típicos daquele país, como uma velha carroça, a pipa de azedar repolho, a estampa da padroeira, a Virgem Negra de Czestochowa e casas esculpidas em troncos de árvores relembram a luta dos imigrantes poloneses e a visita de João Paulo II, também polonês.
Localização:
Rua Mateus Leme com Rua Vieira Santos e Rua Mário de Barros
Centro Cívico
Horário:
Bosque: diariamente, das 7 às 20 horas.
Memorial: terça a domingo, das 9 às 18 horas.
Chegando de Ônibus:
Convencional: Abranches, Mateus Leme, Jardim Chaparral, Taboão-Água Verde ou Vila Suíça (Praça Tiradentes). Descer na Rua Mateus Leme, próximo ao Portal Polonês.
* O ônibus turístico de Curitiba faz uma parada no local.
→ Reserve aqui sua hospedagem em Curitiba
Booking.comParque Tingui e Memorial Ucraniano
O nome do parque é uma homenagem aos primeiros habitantes de Curitiba: os índios Tingui.
Por isso, encontramos em uma das entradas do parque a estátua de um índio, em homenagem aos ditos primeiros habitantes da capital paranaense.
Conta a lenda que o líder da tribo Tingui foi quem indicou aos colonizadores o local como deveria ser instalada a cidade, antigamente chamada de Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
Caminhando pelo Parque Tingui, podemos observar lagos, pontes e mata nativa em um percurso ao longo do Rio Barigui, o mesmo que margeia o parque de mesmo nome e o Tanguá.
O Tingui também abriga o Memorial Ucraniano. Neste memorial, dedicado aos imigrantes da Ucrânia que tanto influenciaram a cultura curitibana, há uma réplica de igreja ucraniana.
Nesta igreja são realizados eventos culturais e exposições. No Memorial pode-se encontrar loja, palco, portal, mirante e esculturas que remetem à Ucrânia.
Localização: Entre as ruas Rua Fredolin Wolf e José Valle, ao longo do Rio Barigui.
Acesso: Gratuito
Equipamentos: Ciclovia, pista de cooper, pontes de madeira, portais, churrasqueiras, canchas de futebol e vôlei, play-ground, sanitários, estacionamento.
Horário de funcionamento:
- Memorial Ucraniano: de terça a domingo das 10 às 18 horas.
- O restante do parque fica aberto ininterruptamente.
*A Linha Turismo (ônibus turístico) faz parada em frente ao Memorial Ucraniano.
- Chegando de Ônibus:
Algumas linhas de ônibus passam a cerca de 300 metros da entrada do parque. São as seguintes:
– Raposo Tavares, Vila Nori, Fredolin Wolf – todas essa linhas partem da Travessa Nestor de Castro, próximo a Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
– Julio Graff – esta linha sai da Praça Tiradentes do lado direito da Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
Ópera de Arame e Pedreira Paulo Leminski
Inaugurada em 1993, a Ópera de Arame é um local que recebe espetáculos e shows de todos os tipos, do popular ao clássico.
Com capacidade para mais de 1500 espectadores, a Ópera tem como sua característica sua estrutura tubular, um ar moderno em meio à natureza.
Logo na entrada existe um piso vazado, o que pode causar algum medo para quem não gosta de grandes alturas. Se você é assim, não olhe para baixo quando entrar no local.
A Ópera faz parte de um complexo cultural, o Parque das Pedreiras. Completa o complexo o Espaço Cultural Paulo Leminski, local com capacidade para 20 mil pessoas e que recebe grandes eventos.
O cenário em torno da Ópera de Arame é formado por lagos, vegetação típica e cascatas, fazendo com que a Ópera de Arame seja um local de paisagem deslumbrante.
Há um bar/lanchonete aberto também durante o dia, independente de espetáculo no local.
Localização: Rua João Gava, s/n°. – Abranches – Curitiba/PR.
Tel.: (41) 3354 4482
Horário: Segunda a domingo: das 10h às 19h.
*Os horários estão sujeitos à mudanças dependendo dos eventos realizados no parque.
Chegando de ônibus:
Convencional Mateus Leme (sai da Praça Tiradentes) ou Interbairros II, (pedir para descer próximo à Pedreira).
Convencional Nilo Peçanha (sai da parte de trás da Catedral). Pedir para descer próximo ao Farol das Cidades.
Bosque Alemão
Construído para homenagear os imigrantes alemães, o Bosque Alemão possui elementos que remetem à cultura germânica. Suas construções características e equipamentos de madeira remetem à Alemanha.
Além destes itens, encontramos uma réplica de igreja presbiteriana de estilo gótico.
Um mirante de 15 metros de altura e um percurso no qual é contada a história de João e Maria através de painéis de azulejos e uma biblioteca dão um ar de aventura ao local.
Completando o cenário, um pórtico representa um dos principais exemplares da arquitetura da imigração alemã. Este paredão é a mais conhecida atração do bosque, visto em muitas fotos do local.
Localização: Rua Nicolo Paganini, s/n – Pilarzinho, Curitiba – PR, 81720-300
Telefone: (41) 3568-1087
Chegando de ônibus: Jardim Mercês-Guanabara (partida atrás da Catedral), Interbairros II, além do e Primavera e Bracatinga (partida da Travessa Nestor de Castro)
*Faz parte do roteiro do ônibus turístico de Curitiba.
Bairro Batel
O Batel é o bairro mais boêmio de Curitiba.
Na extensão da Avenida Batel, estão localizados inúmeros bares, restaurantes e um shopping, o Pátio Batel.
A região é bem servida por hotéis e pode ser um excelente local de hospedagem em Curitiba.
→ RESERVE AQUI seu hotel no bairro BATEL, em Curitiba
Booking.comAssim, você pode visitar os pontos turísticos durante o dia e curtir uma noite mais badalada e segura do que do decadente Centro.
Bairro Santa Felicidade
Um bairro italiano. Este é Santa Felicidade. Suas charmosas ruas mescladas de paralelepípedos trazem um ar de antiguidade.
→ RESERVE AQUI seu hotel em SANTA FELICIDADE, Curitiba/PR
Booking.comO maior chamariz do bairro são os restaurantes que servem comida típica italiana. Existem opções para todos os bolsos, sendo o Madalosso o estabelecimento mais famoso – e não tão barato.
Existem outras várias opções de restaurantes no bairro, ali mesmo, na Avenida Manoel Ribas. A verdade é que não faltam bons lugares para comer em Santa Felicidade.
Outra atração do local é a Vinhos Durigan, adega que vende os vinhos da marca. Lá, são oferecidas degustações das bebidas comercializadas e de petiscos para acompanhar.
Atravessando a rua, logo em frente, está a loja temática de chocolates artesanais da Florybal. A marca de Gramado (RS) oferece uma enormidade de opções de chocolates, tudo em meio a uma decoração bastante lúdica.
A Av. Manoel Ribas é a principal artéria de Santa Felicidade e realmente concentra a melhores opções que eu conheço do local.
Mas, se você for um viajante que gosta de explorar mais os locais que visita e até mesmo se perder pelas ruas para conhecer “na marra”, vale dar uma caminhada pelas quadras adjacentes e conhecer outras opções.
UNILIVRE – Universidade Livre do Meio ambiente
A Universidade Livre do Meio Ambiente é uma ONG (Organização Não-Governamental) pioneira na inclusão dos vários segmentos da sociedade na discussão sobre o meio ambiente.
Na sede, são desenvolvidos projetos socioambientais com a participação de pesquisadores e da população, além de programas de capacitação para diversos segmentos: escolas, empresas, órgãos públicos, sindicatos e demais entidades do terceiro setor.
A Universidade Livre do Meio Ambiente foi inaugurada em 1992 e conta com salas de aula onde se chega através de uma rampa de madeira, que percorre um ambiente bastante arborizado. É sensacional.
Localização: Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho, Curitiba/PR.
PEDIDO ESPECIAL
O Blog Embarcando.com tem alguns parceiros que garantem preços mais baixos para o planejamento da sua viagem.
– Você pode: reservar hotéis através do Booking.com (use este link)
– Além disso, você pode contratar seguros viagem com desconto (basta utilizar este link e o CÓDIGO PROMOCIONAL: EMBARCANDO5 .
– Já se você quiser viajar conectado por países do mundo todo, adquira um chip da EasySIM4You. Eu usei e indico! Compre AQUI o chip de viagem para seu celular.
– Temos também o chip da YES Brasil. Adquira AQUI o seu!
– COMPRE AQUI seus passeios e ingressos para atrações em todo o mundo SEM PEGAR FILA!
Passeios em Curitiba você pode contratar aqui: