Como entrar na Bielorrússia (Belarus). Precisa de visto?

A Bielorrússia (ou Belarus) é um país do leste europeu pouco conhecido pelos brasileiros. Diferentemente das nações europeias mais tradicionais, até pouco tempo atrás Belarus exigia visto para a entrada de cidadãos do Brasil.

Leia também: Belarus (Bielorrússia): onde fica? Como chegar?

Assim, muitos viajantes deixavam de ir a Belarus devido à burocracia para entrar no país. E hoje? O que é exigido para ingressar em Belarus (Bielorrússia)?


Precisa de visto para entrar em Belarus?

visto Belarus

Em fevereiro de 2017, o Presidente Aleksander Lukashenko assinou decreto que permitia que cidadãos da União Europeia, Brasil, Japão, EUA e outros países tivessem isenção de visto. Porém, a chegada deveria ocorrer apenas pelo Aeroporto Internacional de Minsk e valeria para visitas de no máximo 5 dias.

Esta decisão do governo bielorrusso teve como intuito fomentar o turismo no país, visto que Belarus se encontra em posição estratégica, entre a União Europeia e a Rússia.

Posteriormente , essa isenção foi estendida também para viagens por terra. Assim, houve liberação da exigência de visto para cidadãos brasileiros entrarem em Belarus por qualquer meio portando apenas passaporte.

O documento deve estar válido por no mínimo mais seis meses. Além disso, devem haver no mínimo duas folhas livres para uso das autoridades de imigração da República de Belarus.

O tempo de permanência para brasileiros que visitam Belarus é de no máximo 90 (noventa) dias, desde que o viajante atenda a todos os requisitos de entrada e permanência.

Veja também: → Belarus (Bielorrússia): onde fica e como chegar


Entrando em Belarus

Considerada a última ditadura da Europa (o atual Presidente está no poder desde 1994), Belarus aparenta viver em crise de identidade. Isto porque o país, que é um dos maiores aliados da Rússia, parece querer olhar cada vez mais para o ocidente.

Quando eu estava planejando minha viagem a Belarus, procurei na Internet informações sobre o que precisaria para entrar no país. Percebi muitas diferenças entre relatos de viajantes, o que causou certa insegurança.

Fronteira Lituânia – Belarus

De perto, vivi uma experiência tranquila em minha estadia em Belarus. Certas informações que circulam na Web não ajudam e podem ser consideradas “desinformação”, principalmente com relação às exigências aplicadas pela imigração bielorrussa.

Cheguei em Minsk de trem, a partir de Vilnius, na Lituânia. A verificação de passaporte é realizada no interior dos vagões por oficiais da imigração bielorrussa.

Foi solicitado meu passaporte e perguntado se eu transportava cigarros ou álcool. As perguntas foram feitas em bielorrusso e traduzidas para o inglês por uma passageira lituana que estava próxima a mim.

Após a (longa) verificação, recebi meu carimbo no passaporte e um simpático sorriso da oficial, que disse “bem-vindo à República de Belarus”.

Tudo correu tranquilamente, me fazendo sentir confortável em uma das travessias tidas como mais tensas do mundo.

O que mais precisa para entrar em Belarus?

Além do passaporte válido por mais seis meses, é necessário contratar um seguro específico para estadia na República de Belarus.

No meu caso não foi pedido o seguro na travessia de trem entre Lituânia e Belarus. Talvez por esquecimento? Por estarem se abrindo para o turismo? Não sei.

Só sei que a oficial pareceu feliz por ter um passaporte brasileiro em suas mãos. Mas isso não pode ser motivo para deixar de cumprir as exigências bielorrussas em uma eventual nova visita (e eu quero voltar lá!).

O Seguro

Seguro Belarus

Para visitar a Europa, alguns países exigem o famoso seguro viagem. Este seguro, já bem conhecido entre os viajantes, é exigido pelos cerca de 60 países que formam o Espaço Schengen.

Já na República de Belarus, além do seguro do Espaço Schengen, é exigido outro, próprio daquele país. Sem ele, sua entrada não será permitida, independente de isenção de visto, de passaporte válido, dinheiro levado, etc (trate meu caso como exceção!)

O valor do seguro não é alto, girando em torno de R$ 5,00 por dia. Então, é melhor não economizar este valor e viajar tranquilo.

A contratação pode ser feita pelo site oficial do Governo da República de Belarus (todas as informações você encontra AQUI).

O seguro obrigatório da República de Belarus é solicitado tanto no acesso por terra como pelo Aeroporto de Minsk, principal porta de entrada via aérea.

Novamente, vale lembrar: você poderá ter sua entrada em Belarus negada se não apresentar o certificado de seguro, ainda que tenha toda a documentação necessária. A verificação da imigração é bastante rígida.

O meu caso, relatado acima, onde a oficial não me pediu o seguro, pode ser considerado exceção, ou sorte, ou esquecimento… O controle é rígido e é melhor não brincar!

Porém, se você esquecer ou não conseguir contratar o seguro obrigatório de Belarus antes de ir, há guichês/balcões para contratação do seguro tanto no Aeroporto Internacional de Minsk como em algumas fronteiras terrestres.

Mas, para ter uma viagem tranquila, contrate o seguro ANTES de chegar lá, pela Internet.

Se precisar de ajuda, deixe um comentário aqui ou nas redes sociais do Embarcando.com que eu te auxilio e tiro algumas dúvidas acerca de como entrar em Belarus, ou, se preferir, Bielorrússia.


PEDIDO ESPECIAL

O Blog Embarcando.com tem alguns parceiros que garantem preços mais baixos para o planejamento da sua viagem.
– Você pode: reservar hotéis através do Booking.com (use este link)
– Além disso, você pode contratar seguros viagem com desconto (basta utilizar este link e o CÓDIGO PROMOCIONAL: EMBARCANDO5 .
– Já se você quiser viajar conectado por países do mundo todo, adquira um chip da EasySIM4You. Eu usei e indico! Compre AQUI o chip de viagem para seu celular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.