O que fazer em Santiago: principais atrações
Cada vez mais os turistas brasileiros estão descobrido Santiago do Chile.
A capital chilena atrai visitantes pelas belezas da cidade, pela cultura, atrações naturais próximas. Por isso, vamos mostrar uma seleção de opções de lazer para sua visita a SCL, o que fazer em Santiago.
→ GRU, CWB, GIG, MXP… Você sabe o que significam os códigos dos aeroportos?
A caminho de Santiago. Vista da Cordilheira dos Andes
O novos voos do Brasil para o Chile alavancaram as visitas de brasileiros principalmente à capital Santiago e cidades próximas, como Valparaiso e Viña del Mar.
Encontre passagens aéreas para Santiago aqui:
[ppromo_passagens destination=”SCL” limit=”3″ header_text=”Passagens baratas para Santiago do Chile” /]
Em minha primeira viagem internacional, incluí Santiago em meu roteiro. Detalhe: eu estava no meio da viagem, no meio do caminho quando decidi esticar de Buenos Aires até o Chile.
Sabe o que eu achei? Não poderia ter feito escolha melhor!
Depois dessa primeira viagem, já retornei outras duas vezes a passeio e duas em conexão (em uma delas deu pra passear um pouco, apenas por algumas horas antes do próximo voo).
Como eu fiz para me organizar no meio do caminho e chegar no Chile?
E como eu fiz para encontrar as o voo ideal para esta e outras visitas a Santiago?
Quer saber mais? CLIQUE AQUI ou no link abaixo:
→ Como comprar passagens aéreas baratas?
Neste post você encontra:
Minhas impressões sobre Santiago
Santiago é uma cidade segura, cheia de policiais por todos os lados (os chamados Carabineros de Chile), o que dá ao viajante maior tranquilidade na estadia.
Apesar de estarmos falando de uma cidade segura, alguns contratempos podem acontecer. Por isso é sempre bom contratar um seguro viagem, principalmente para uma viagem ao exterior. Não é caro nem obrigatório, mas pode te livrar de alguns perrengues.
Eu sempre contrato no SEGUROS PROMO, que é um EXCELENTE comparador de preços de seguros viagem!
Contratando aqui, no blog EMBARCANDO.COM, você terá desconto de 10%. Basta usar o código promocional EMBARCANDO5.
Tem muita coisa pra se fazer em Santiago e nas cidades próximas também. Reserve no mínimo 5 dias para uma visita bacana.
Andar em Santiago é super fácil e tranquilo. O sistema de metrô da capital chilena é ótimo, com várias integrações, o que permite explorar bastante a cidade e arredores.
Por exemplo: você pode chegar de metrô próximo à famosa vinícola Concha Y Toro e fazer a visita com degustação. É um passeio imperdível! Você pode ver mais clicando AQUI ou no post abaixo:
→ Dicas rápidas sobre o passeio à vinícola Concha y Toro (com degustação)
Agora, vamos falar um pouco dos principais locais e atrações, dicas de o que fazer em Santiago.
O que fazer em Santiago?
Shopping Costanera e Sky Costanera
O maior shopping de Santiago. Se destaca também por ter um mirante com uma vista incrível da cidade.
Não se trata de um mirante qualquer. Estamos falando do maior mirante da América Latina, com 300 metros de altura.
A vista é impressionante, em 360°. No Sky Costanera você verá a cidade com outros olhos e sentirá o mundo aos seus pés.
Horário de funcionamento:
Das 10:00 às 22:00, todos os dias (segunda a domingo), inclusive feriados.
Preços:
Crianças entre 4 e 12 anos: CLP 10.000 (dez mil pesos chilenos) – aproximadamente R$ 54,50
Adultos: CLP 15.000 (quinze mil pesos chilenos) – proximadamente R$ 82,00
*Valores considerando a cotação de 04/01/2019
**Qualquer grupo com mais de 20 pessoas deve agendar através do e-mail contacto@skycostanera.cl
Cerro Santa Lúcia
Os chamados “cerros” são montes, morros, geralmente om um mirante em seu topo, bem presentes nas cidades sulamericanas. A capital chilena possui dois cerros bem famosos, o Cerro San Cristóbal e o Cerro Santa Lucía.
O Cerro Santa Lucía está localizado no centro de Santiago e merece uma visita, de preferência no dia que você fizer algum passeio pelo Centro, como o Palácio La Moneda, por exemplo.
É uma espécie de parque urbano, formado por uma fonte, escadarias e belos jardins, que formam lindas paisagens. No topo há um pequeno mirante com vista da parte central de Santiago e da Cordilheira dos Andes.
Algumas constatações sobre o Cerro Santa Lucía:
- Vale dar uma passadinha rápida no local. Não precisa de muito tempo;
- As fotos nos jardins ficam bem legais;
- O mirante não é lá essas coisas;
- O topo (mirante ) é um lugar com pouco espaço e não muito alto;
Na subida, pode-se parar em uma pracinha para tomar um suco, sorvete, água ou o famoso Mote com Huesillo, bebida típica chilena.
Como chegar
Em nossas visitas ao Cerro Santa Lucía, fizemos o passeio à pé, pois estávamos hospedados no Centro próximo à Estação La Moneda. Porém, se você estiver hospedado em um lugar mais distante, há estação de metrô bem próximo ao cerro (Estación Santa Lucía).
Preço: gratuito
Cerro San Cristóbal
Já o Cerro San Cristóbal é o maior monte de Santiago, sendo um passeio bem interessante. Está localizado no Parque Metropolitano de Santiago, que é formado pelo Cerro e pelo Teleférico, que foi totalmente reformado após ter ficado desativado por mais de 6 anos devido ao terremoto de 2010.
Em nossa última passagem por Santiago, fizemos a subida à pé, o que durou cerca de 1 hora e meia (ou mais), mas rendeu várias paradas pelo caminho para tirar fotos, apreciar a paisagem e sentir aquele cheirinho da natureza.
No topo do Cerro San Cristóbal existe um santuário, dedicado a Imaculada Conceição, inclusive com uma imagem bem imponente da Santa, um cruzeiro e mais um mirante.
Funicular
O topo do cerro pode ser acessado por meio de um funicular que leva o visitante até a parte alta do monte, poupando tempo energia consideráveis, o que o torna a forma mais cômoda de subir o monte.
Para subir de funicular, os horários variam de acordo com a época do ano.
**Crianças e idosos pagam tarifa reduzida
Maiores infomações no site https://funicularsantiago.cl/
Teleférico de Santiago
O teleférico possui 47 cabines para até 6 pessoas e percorre um trajeto de quase 4km (ida e volta), levando o visitante até o topo do Cerro (cumbre), onde está localizada a Santa. Existem também 8 módulos para transportar bicicletas. Não é permitido o transporte de animais de estimação.
É possível subir de teleférico e descer de funicular, ou vice-versa. Você deverá comprar um ticket de subida e um de descida, separados, não podendo aproveitar a tarifa promocional de subida e descida juntas.
Para acessar o teleférico, não há estação de metrô tão próxima. A estação Pedro de Valdívia está a cerca de 1,3km de distância do equipamento.
Localização do teleférico:
Avenida El Cerro, 750, Bairro Providencia
Maiores informações no site http://telefericosantiago.cl/
Bairro Bellavista
É o mais boêmio dos bairros de Santiago e oferece diversão para todos os gostos e bolsos. Bares e restaurantes estão espalhados por suas ruas alegres e sempre movimentadas.
Nesta região existem muitos hostels, hospedagem preferida da galera mochileira. É comum ver jovens de várias nacionalidades sentados nos estabelecimentos do Bairro Bellavista.
Lá também encontramos o Pátio Bellavista, do qual falarei a seguir.
Pátio Bellavista
É um mundo em um só lugar. O Pátio Bellavista é uma espécie de shopping ou galeria com lojas de artigos variados e ótimos lugares para comer.
Lá, encontramos bares animados, de vários estilos, além de restaurantes dos mais simples aos mais requintados.
Opção é o que não falta para comer no Patio Bellavista. Em minha última passagem por Santiago, experimentei um picante de lagostin no restaurante peruano Tambo. Tudo regado a uma Inca Kola, refrigerante peruano muito famoso.
Recomendo MUITO o Pátio. É um lugar animado, seguro e que atende todos os gostos.
Palácio La Moneda
O Palácio La Moneda é a sede do Governo Chileno. Leva este nome porque era o local onde se fabricavam as moedas chilenas antigamente.
Há visita gratuita ao local, com direito a conhecer os pátios externos e os salões internos, entre eles o Salão Azul, o mais importante, palco de grandes cerimônias.
Trata-se de um local histórico, pois foi onde se deu o fim do governo do socialista Salvador Allende e a tomada do poder pelos militares, em 11/09/1973.
→Saiba um um pouco mais sobre o 11 de setembro chileno AQUI
As visitas ocorrem de segunda a sexta, em 4 horários e têm duração de uma hora. É necessário agendamento para realizar a visita guiada. Não é certo se há visita com guias falando português.
Troca de guarda (Próximo ao palácio de la moneda)
Já é tradição em Santiago! Em dias de troca de guarda, vários turistas se reúnem em frente ao Palácio La Moneda para apreciar a cerimônia.
A troca da guarda é uma tradição em várias capitais sulamericanas e atrai muitos espectadores para observar os soldados marchando de forma sincronizada e fazendo as honras à bandeira chilena. Já virou uma atração turística muito conhecida.
Geralmente ocorre pela manhã, após as 10 horas, com um pequeno desfile pelas ruas próximas e concentração para a cerimônia em em frente ao Palácio.
Atenção: a frente do Palácio não é a parte que fica na avenida da Estação La Moneda. Ande uma quadra em direção ao Centro e lá estará a entrada principal (onde é finalizada a cerimônia de troca de guarda).
Restaurante giratório
O Restaurante Giratorio é uma opção gastronômica curiosa em Santiago.
Localizado no topo de um prédio no bairro de Providencia, o restaurante fica sobre uma plataforma circular, com vista panorâmica de Santiago. O maior barato do local é que a plataforma se movimenta.
Sim, o restaurante gira enquanto você almoça ou janta!
O movimento é lento, o que não causa enjoo ou tontura, o que faz o visitante ter várias vistas da cidade durante o tempo de permanência no local.
Duas dicas:
1 – vá no horário de almoço, pois você poderá apreciar melhor as vistas do alto do prédio;
2 – pergunte sobre o menu do dia, que inclui entrada, prato principal e sobremesa. Pode rolar uma bela economia se comparado com os pratos a la carte, já que o Giratorio não é dos lugares mais baratos para se comer.
Localização
Av. Nueva Providencia, 2250, piso 16
Providencia, Santiago
Site: www.giratorio.cl
Reservas: giratorio@giratorio.cl
Telefones: +562 2232 1827 / +562 2334 5559
Vinícola Concha y Toro
A mais famosa vinícola chilena está em Santiago! O passeio à Concha y Toro é uma belíssima opção para desfrutar de um ambiente tranquilo, com ótimos vinhos e toda a história por trás da famosa marca.
Existem passeios guiados durante todo o dia, com opções mais simples (apenas vinhos) e com degustação de vinhos acompanhados por queijos e outros petiscos.
Você pode chegar à Concha y Toro contratando passeios privados, de táxi, Uber ou como eu fiz da última vez: de metrô.
Para chegar desde o Centro (Estação La Moneda), pegue a linha vermelha sentido Los Dominicos, fazendo baldeação na estação Tobalaba (linha Azul).
Atenção: na Estação Tobalaba (baldeação), espere pelo trem com a placa VERMELHA na frente.
Este trem leva DIRETO à estação Las Mercedes, de onde se chega à vinícola através de táxi.
Se você pegar o trem com a placa Azul, terá que fazer nova baldeação na Estação Elisa Correa (cometi este deslize hehehe)
Outra vinícola para ser visitada em Santiago é a Santa Rita.
O Blog Casal a Bordo fez o passeio e contou tudo neste post. Basta clicar AQUI para ler.
PRÓXIMO A SANTIAGO (dia inteiro)
- Cajón del Maipu (Embalse el Yeso) – passeio de dia inteiro
Infelizmente não consegui fazer este passeio até hoje! Estou me devendo isso rs…
Mas você pode conferir as melhores dicas sobre Cajón del Maipo no Blog Foco no Mundo. Eles dão todos os detalhes aqui neste post ou clicando no link abaixo:
→ Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: dicas para planejar o melhor passeio em Santiago
- Valle nevado – passeio de dia inteiro
*Estes passeios podem ser contratados lá mesmo ou já garantir por aqui. Posso indicar Empresas sérias que fazem a reserva antecipada. É só mandar uma mensagem nos comentários ou nas redes sociais.
Onde ficar em Santiago?
Hostel (albergue)
Bellavista hostel – bairro agitado, com muitos bares e hostels
Hostal Providência
*Estes são os mais famosos e os que eu já usei, por isso recomendo.
Hotel
Inúmeros para todos os bolsos.
Indicamos o clássico Ibis Providência, que segue o padrão da rede.
O Booking.com é um ótimo site para reservar. Ele é parceiro do EMBARCANDO.COM
Você pode reservar hotéis AQUI através do Booking.com (use este link, tá?!) – É seguro, você NÃO PAGA NADA A MAIS e garante a comissão para o blog.
Apartamentos
Departamentos Alta Moneda (existem vários, que são mais baratos que hotel. Nós já ficamos duas vezes no Alta Moneda). Também dá pra reservar pelo Booking, assim como os hostels também.
Outras cidades próximas – Valparaiso e Viña del Mar
Valparaiso
Valparaiso é uma cidade portuária (possui o mais importante porto chileno), com muitos monumentos, construções históricas e muitas cores por toda sua zona turística. Considerado um museu ao céu aberto, é o grafite a principal expressão artística da cidade.
Caminhando pelas ruas de Valparaiso, você encontrará inúmeras pinturas mostrando a criatividade dos artistas de rua que estamparam suas artes em diversas casas, muros e outras construções.
Valparaiso também recebe muitos visitantes para apreciar os charmosos cerros (morros) que a enfeitam com casas coloridas.
Viña del Mar
Já Viña del Mar é um lugar mais requintado, bem agradável, belas praias, jardins e ótimas opções para alimentação. Lá também encontramos um cassino e alguns museus. O mais famoso é o Museu Fonck, dedicado à história e materiais arqueológicos do povo Rapa Nui, os habitantes da Ilha de Páscoa.
Outro ponto de interesse em Viña del Mar é o Relógio de Flores, bonito jardim em forma de relógio.
Por falar em Ilha de Páscoa, saiba mais sobre as novas regras para visitação à ilha.
→Ilha de Páscoa: novas regras para visitação
Mais informações sobre turismo em Viña: https://www.visitevinadelmar.cl/
Quanto tempo ficar?
Reserve de 3 a 4 dias para as duas cidades. Se seu tempo for curto, poderá fazer em dois dias ou até mesmo em um bate-e-volta saindo bem cedo de Santiago e voltando no final da tarde ou à noite.
Como chegar
– Por conta própria:
Valparaiso → 115km → 1h20 min de carro → transporte coletivo durante todo o dia com as empresas TurBus ou Pullman Bus, ambas com saída dos terminais Alameda e Pajaritos.
Viña del Mar → 125km → 1h30 de carro → ônibus várias vezes ao dia, a partir dos terminais Alameda e Pajaritos, com as Empresas TurBus ou Pullman Bus
– Através de agência e turismo
Uma alternativa para quem busca conforto e comodidade é contratar um tour organizado por agências de turismo. Existem inúmeros passeios de bate-e-volta que saem diariamente de Santiago para Valparaíso e Viña del Mar.
A vantagem deste tipo de passeio é que a agência busca o cliente no hotel onde está hospedado, leva diretamente ao destino e, depois, de volta a Santiago.
A desvantagem de tours deste tipo é que as atividades podem ficam um pouco “engessadas”, sem tanta liberdade para escolher o que ver/fazer.
– De carro
Você também tem como opção fazer o trajeto de Santiago a Valparaiso de carro. Nesse caso, deve-se pegar a Ruta 68, uma estrada em boas condições. Há cobrança de pedágio.
Várias locadoras atuam no aeroporto de Santiago e por toda a capital.
Indo mais longe
Se você quiser esticar a viagem até outro lugar espetacular, tem a opção de atravessar a Cordilheira dos Andes e conhecer Mendoza, já na Argentina.
A travessia é linda. Dá pra fazer de ônibus, de preferência de dia, pra ver a paisagem espetacular pela impressionante estrada que corta as montanhas. Esta estrada é conhecida como “Caracol”, pois dá voltas e mais voltas, com curvas fechadas e muito frio na barriga.
Lógico que a distância é bem maior, impossibilitando fazer passeios de dois dias, por exemplo (fica muito cansativo, pois a viagem demora cerca de 7 horas).
Mais informações:
Mendoza → 363km de Santiago → 5h00 de carro → ônibus várias vezes ao dia pela Empresa Cata Internacional ou com a Andesmar (duração aproximada: 7 horas) → 4 vôos diretos por dia (Sky Chile e Latam) – RESERVE AQUI SEU VÔO!
Pingback: Vinícola Santa Rita: um Tour apaixonante! - Travel Blog