Valparaiso: arte e charme pertinho de Santiago

Valparaiso é uma cidade onde de respira arte. Lá encontramos vários monumentos, construções históricas e muitas cores por toda sua zona turística. A cidade também recebe muitos visitantes para apreciar os charmosos cerros (morros) que a enfeitam com casas coloridas.

Vista de Valparaiso (free4kwallpaper.com)
Vista de Valparaiso (free4kwallpaper.com)

Além de arte, Valparaiso abriga o mais importante porto chileno, peça chave para o comércio exterior do país. Sua localização (115km da capital Santiago) é estratégica.

Veja também: O que fazer em Santiago: principais atrações

Arte de rua em Valparaiso

Considerada um museu ao céu aberto, é o grafite a principal expressão artística da cidade. Assim, o melhor a se fazer em Valparaiso é caminhar (bastante) para conhecer o maior número possível de obras e locais históricos. 

Percorrendo as ruas da cidade, você encontrará inúmeras pinturas com muitas cores e criatividade dos artistas de rua que estamparam suas artes em diversas casas, muros e outras construções.

Arte de rua em Valparaiso
Arte de rua em Valparaiso

Exatamente por isso existem passeios específicos para observação destas obras. O circuito leva aos principais pontos com as mais curiosas e importantes intervenções.

→CONTRATE AQUI PASSEIOS EM VALPARAISO:

Há quem veja beleza e há quem veja “bagunça” em Valparaiso. Talvez por ser um lugar com grande dependência e influência portuária, a organização não seja o forte da cidade.

Porto de Valparaiso
Porto de Valparaiso, o mais importante do Chile.

A zona turística está ali, com o porto pertinho. É uma beleza diferente. As manifestações artísticas embelezam a cidade e o porto “joga” em nossa frente máquinas e contêineres. Este talvez este seja o charme de Valpo.


Os cerros

Cerro Artilleria, Valparaiso
Cerro Artilleria

Devido à faixa de terra estreita, Valparaiso cresceu na vertical. O que poderia parecer ruim, na verdade se voltou a favor da cidade. Isto porque Valparaiso recebe muitos visitantes para apreciar seus coloridos cerros (morros).

Subir os cerros da cidade é um programa muito popular entre os inúmeros visitantes que passam por Valparaiso. Nestes morros você encontra praças, feirinhas, museus, escadarias e vielas enfeitadas além de mirantes para o mar. E muitas casas coloridas, símbolo da cidade.

Os mais importantes cerros de Valparaiso são o Cerro Alegre, o Concepción e o Artilleria.

Funicular que leva até a parte alta dos cerros.
Funicular leva o vcisitante até a parte alta dos cerros.

Em minhas passagens em Valpo, como é chamada, visitei apenas o Cerro Artilleria, subindo de funicular.
Na parte alta do cerro, havia uma feirinha com artesanatos locais e um mirante com uma bela vista de toda a zona portuária.

Resolvi fazer a descida à pé, para observar calmamente a vista. Todos os cerros possuem funiculares para subida e descida.

Um dos mirantes do Cerro Artilleria, Valparaiso.
Um dos mirantes do Cerro Artilleria, Valparaiso.

Como chegar em Valparaiso

Por conta própria

De Santiago a Valparaiso → 115km → 1h20 min de carro → transporte coletivo durante todo o dia com as empresas TurBus ou Pullman Bus, ambas com saída dos terminais Pajaritos e Alameda.

O Terminal Pajaritos fica ao lado da estação do metrô de mesmo nome, na linha vermelha.

Já o Terminal Alameda está localizado em frente à Estação Universidad de Santiago – também linha vermelha do Metrô (NÃO É AO LADO DA ESTACIÓN CENTRAL).

→ Veja o mapa do Metrô de Santiago aqui


Através de agência e turismo

Uma alternativa para quem busca conforto e comodidade é contratar um tour organizado por agências de turismo. Existem inúmeros passeios de bate-e-volta que saem diariamente de Santiago para Valparaíso.

A vantagem deste tipo de passeio é que a agência busca o cliente no hotel onde está hospedado, leva diretamente ao destino e, depois, de volta a Santiago.

A desvantagem de tours deste tipo é que as atividades podem ficam um pouco “engessadas”, sem liberdade para escolher o que ver/fazer.


De carro

Você também tem como opção fazer o trajeto de Santiago a Valparaiso de carro. Nesse caso, deve-se pegar a Ruta 68, uma estrada em boas condições. Há cobrança de pedágio.

Assim, é válido destacar que existem várias locadoras atuando no aeroporto de Santiago e por toda a capital Santiago.


PEDIDO ESPECIAL

Que bom que você chegou até aqui! Espero ter te ajudado a iniciar a próxima viagem, pois adoro ver as pessoas viajando por aí!

Agora, gostaria de pedir uma ajudinha: o EMBARCANDO.COM tem alguns parceiros que garantem preços mais baixos para o planejamento da sua viagem.

Fazendo suas reservas aqui pelo blog, ganho uma pequena comissão e você me ajuda a seguir trazendo dicas gratuitas de viagens baratas.

E você pode reservar hotéis AQUI através do Booking.com (use este link, tá?!) – É seguro, você NÃO PAGA NADA A MAIS e garante a comissão para o blog.

Também temos seguros viagem com desconto (basta utilizar este link e o CÓDIGO PROMOCIONAL: EMBARCANDO5 .

Muito obrigado e boa viagem!

Author: Embarcando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.