15 dicas para viajar mais barato

Viajar é bom demais. Viajar barato é melhor ainda!

Aquela viagem tão esperada pode ser feita com muito mais economia. Seguindo alguns macetes, você poderá viajar barato mais vezes.

Pagando menos em uma viagem, você pode começar a planejar a próxima antes do que imagina, afinal, o dinheiro não gasto a mais em uma viagem pode ser usado em outra.

Vou deixar aqui umas dicas para você que quer viajar barato, mas acha que precisa ter uma fortuna no bolso para fazer uma viagem bem legal.


1 – Faça um planejamento para ver quanto será possível gastar

15 dicas para viajar barato

Assim você poderá ter uma ideia do que te esperará na volta da viagem hehe.

Se for uma viagem de avião, com um bom planejamento, você poderá saber direitinho o quanto terá disponível para gastar nas passagens aéreas.

Por exemplo: estipulando uma quantia máxima para gastar na viagem, você poderá saber qual o valor que poderá pagar nas passagens para não faltar nos demais tópicos (hospedagem, deslocamentos etc).

Se for de ônibus ou carro, saberá qual a melhor opção para pegar a estrada, pois nem sempre a comodidade de viajar de carro compensa. Isto porque no caminho teremos o cansaço, os gastos com combustível, estacionamento etc.

Então, o transporte público, apesar da falta de comodidade, pode ajudar a viajar barato.


2 – Viaje (se possível) na época conhecida como “baixa temporada”. É mais barato para viajar!

15 dicas para viajar barato - planeje fora da alta temporada.

Nesta época, que varia de acordo com a região do Brasil e do mundo, os gastos com passagens aéreas, hospedagem e até mesmo com passeios será mais barato que na época de alta temporada.

Isto acontece porque cresce a procura por passagens, hospedagem e atrações em meses de maior fluxo de turistas, como nas férias escolares.


3 – Busque passagens aéreas com antecedência

15 dicas para viajar barato - acostume-se a realizar buscas de passagens.

Já com o destino decidido ou quase decidido, tente manter uma rotina de busca de passagens aéreas para onde deseja ir. Veja as melhores opções de dia e empresa.

Eu recomendo  e sempre uso o buscador de passagens aéreas do Skyscanner.

Isso fará com que você identifique um preço imperdível, o que deixa sua viagem mais barata. E aí, se encontrar, compre!


Por falar em comprar…

4 – Compre as passagens aéreas com antecedência (não muita!)

Já com o destino decidido, com o melhor preço encontrado, compre as passagens. Dizem que há um tempo certo para isso, que quanto antes melhor.

Mas, de acordo com minhas experiências e de pessoas do ramo do turismo, os melhores preços são encontrados cerca de 3 ou 4 meses antes da data da viagem para voos internacionais ou de 6 a 2 meses antes de uma viagem pelo Brasil.

Claro que isso não é regra, pois a oscilação dos preços é muito grande! Mas é um direcionador para viajar mais barato.

Tipo assim: se não esteve mais barato neste tempo que você está acompanhando os preços, provavelmente não vai baixar mais (olha a importância de criar aquele hábito de buscar passagens antecipadamente).

Este post pode te ajudar a saber quando comprar passagens aéreas.


5 – Faça buscas de ida e volta

Realize pesquisas de ida e volta nos sites de busca e das companhias aéreas. Ou seja, faça a busca do trecho de ida e do trecho de volta na mesma pesquisa.

Os preços podem variar nas passagens aéreas nacionais e COM CERTEZA são mais baixos nas internacionais do que se buscarmos apenas a ida ou apenas a volta.

Eu escrevi um post COMPLETO sobre como comprar passagens aéreas com maiores chances de pagar menos. Leia aqui as dicas.


6 – Baixe os aplicativos de pesquisas de passagens aéreas que possuem aviso de tarifa baixa

Existem inúmeros sites e aplicativos de pesquisa de passagens aéreas e de ônibus.

Alguns destes sites possuem a opção de “criar alerta de preço”. Esta opção vai enviar uma notificação assim que os preços das passagens que você está buscando estiverem mais baratos.


7 – Fique ligado nas promoções – cadastre seu e-mail ou siga nas redes sociais

Visite os sites das empresas aéreas e de transporte terrestre (ônibus e trem) e acompanhe as promoções. Sempre tem uma promo com preços legais para os viajantes.

Para não perder nenhuma delas, inscreva-se para receber notificações das companhias.

Você também pode seguir as empresas de transportes nas redes sociais e ficar sempre muito bem atualizado e planejar aquela viagem mais barata.


8 – Faça buscas em datas flexíveis

No caso de passagens aéreas, faça buscas selecionando a opção “datas flexíveis”, ou seja, expandindo o leque de opções de dias para realizar sua viagem.

Pode ter um preço melhor no sábado cedinho do que sexta à noite, ou voltando um dia antes (ou depois) daquela data que você estava pensando inicialmente.

Usando esta ferramenta, eu já consegui viajar barato várias vezes.


9 – Faça buscas com a opção “múltiplos destinos” ou “multi trip” ou “multi city”

Ainda falando de passagens aéreas, você pode optar por comprar trechos não apenas ida e volta, mas também indo para um lugar e voltando de outro.

Exemplo: trecho 1 São Paulo para Montevideo e trecho 2 Buenos Aires para São Paulo. Assim, você poderá conhecer dois destinos e pagar o preço que pagaria comprando ida e volta.

→ DICA: saiba como comprar passagens aéreas pagando menos.

Observação: no exemplo acima, o deslocamento entre Montevidéu e Buenos Aires deveria ser realizado por conta própria. Uma das opções é ir de barco, o famoso Buquebus. Um passeio e tanto!

Reserve seu transfer em Montevideo AQUI e viaje com tranquilidade.

Para consultar horários, valores e comprar sua passagem entre Buenos Aires e Montevideo (e vice-versa), acesse o site oficial do Buquebus.


10 – Prefira o sábado à sexta-feira para viajar barato

Geralmente as passagens aéreas às sextas-feiras no final do dia são mais caras que aos sábados pela manhã.

Então, prefira deixar para ir sábado cedinho. Você aproveitará o dia e pagará mais barato, muito provavelmente.

Claro que se a viagem for de poucos dias, pode não compensar. Mas, se for um feriadão prolongado em Salvador, por exemplo, você chega e já pega uma praia.

E tem mais uma vantagem: uma diária a menos de hotel!

No caso de voos internacionais também existe uma bela possibilidade de isso acontecer, pois historicamente as passagens aos sábados são mais baratas que na sexta. Assim você pode economizar e viajar barato mais vezes.


11 – Prefira voltar fora dos domingos, fora de final de feriadão ou de época de retorno de férias.

Geralmente os voos aos domingos são mais caros, pois a procura aumenta e não foi só você que pensou em viajar para aquele destino. Por isso, se puder fugir de domingos principalmente no final do dia ou então fugir de volta de feriados prolongados, fuja e pague mais barato.


12 – Faça parte dos programas de milhagem das companhias aéreas para viajar mais barato

As companhias aéreas possuem programas de milhagens que possibilitam trocar por passagens:

– os pontos adquiridos em voos;

– pontos ganhos em lojas/empresas parceiras da companhia;

– pontos transferidos do cartão de crédito e de bancos.

Isto permite, com o tempo, realizar uma viagem pagando apenas as taxas de embarque, ou seja, você vai viajar mais barato, quase de graça!

Faça o cadastro nos sites das empresas aéreas e acompanhe as promoções.

No caso de empresas de ônibus, já existem alguns programas de pontos que também permitem a troca por passagens. Veja se a companhia que você mais utiliza possui esta vantagem para baratear sua viagem.

Os postos de gasolina também dão pontos para quem usa frequentemente seus serviços. Estes pontos podem ser trocados por vários prêmios, dentre os quais passagens aéreas.

Dê uma olhadinha no posto onde você abastece.


Por falar em pontos, um dos meios mais utilizados para acúmulo de milhas é o cartão de crédito.

13 – Use e abuse do cartão de crédito (com responsabilidade e moderação!)

Com ele, os valores das compras feitas na função crédito são convertidos em pontos que você pode transferir para as Empresas aéreas e trocar por passagens.

Consulte seu banco ou o emissor de seu cartão de crédito para ver as regras.


14 – Use transporte público ou compartilhado em sua viagem

O transporte público pode gerar uma bela economia. Basta se programar.

Se seu destino for São Paulo ou outras grandes cidades do mundo, é possível comprar um cartão com várias passagens (ou de uso ilimitado) para utilizar em um dia ou em um período maior e fazer sua viagem ficar mais barata.

O Uber é outra bela opção de transporte disponível nas principais cidades do Brasil e do mundo. Além de ter o preço mais baixo que o táxi, o valor da viagem pode ser dividido entre os usuários.


15 – Reserve sua hospedagem pelo Booking.com

Além de contar com a segurança do maior site de reservas de hospedagem do mundo, com opções de acomodação com pagamento durante a estadia e com cancelamento grátis (antes de determinada data), você poderá receber descontos em suas próximas reservas.

Eu sempre utilizo o Booking.com e recomendo!


Vai por mim!

Gostou das dicas do Embarcando.com para viajar barato?

Estas são dicas de quem já pesquisou muito e já conseguiu fazer várias viagens pagando bem menos do que imaginava!


PEDIDO ESPECIAL

Agora que você chegou ao final do post, espero ter te ajudado a iniciar a próxima viagem.

Eu escrevi este post com base em minhas experiências, pois adoro ver as pessoas viajando barato por aí!

Agora, peço uma ajudinha: o Blog Embarcando.com tem alguns parceiros que garantem preços mais baixos para o planejamento da sua viagem.

Fazendo suas reservas aqui pelo blog, ganho uma pequena comissão e você me ajuda a seguir trazendo dicas gratuitas de viagens baratas.

Você pode reservar hotéis AQUI através do Booking.com (use este link, tá?!) – É seguro, você NÃO PAGA NADA A MAIS e garante a comissão para o blog.

Também temos seguros viagem com desconto (basta utilizar este link e o CÓDIGO PROMOCIONAL: EMBARCANDO5 .

Se você quer viajar conectado por países do mundo todo, adquira um chip da EasySIM4You. Eu usei e indico! Compre AQUI o chip de viagem para seu celular.

Para ver mais parceiros, visite a sessão Monte sua viagem

Muito obrigado e BOA VIAGEM!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.