Como planejar uma viagem por conta própria gastando pouco

No momento de planejar uma viagem, as preocupações com os gastos e com o deslocamento são duas das principais que vêm à cabeça do viajante.

Como planejar uma viagem gastando poucoGastar menos, comprando passagens mais baratas em uma viagem pode garantir maiores chances de fazer outra trip mais rápido. Isto quer dizer mais experiências. Mais lugares pra conhecer. Mais vida pra viver!

Mas, quando comprar as passagens?

Como pesquisar passagens aéreas baratas?

Qual o preço que devo considerar bom para pagar nas passagens?

Como planejar uma viagem por conta própria gastando pouco?

Em minhas várias viagens colecionei, além de destinos, muita experiência na busca de passagens aéreas, na compra de passagens mais baratas.

Então vamos tentar dar uma ajudinha a quem está querendo viajar, mas quer viajar com passagens baratas e mais: quer saber como planejar uma viagem gastando pouco.


Dicas para planejar uma viagem gastando pouco

Muitas pessoas me perguntam como eu faço para viajar tanto (nem acho que viajo tanto assim).

Como eu consigo pagar menos para viajar? Como pesquiso e encontro as passagens baratas?

Alguns macetes aprendi com o tempo, com as experiências, com a busca implacável por passagens aéreas baratas.

Só colocando a mão na massa podemos ficar craques em buscar e encontrar os melhores preços de passagens aéreas. Assim, vamos aprender como planejar uma viagem gastando menos.

Vou tentar passar, neste e em outros posts, algumas dicas valiosas para quem quer viajar gastando pouco

Desta forma, você aprenderá como comprar passagens aéreas baratas e planejar uma viagem por conta própria.


Melhor época para planejar uma viagem 

A época de viajar pode ser determinante para gastar menos.

Se a viagem será em uma época considerada baixa temporada, os preços estarão mai baixos. Isto inclui passagens, hotéis, passeios e até mesmo alimentação.

Se você paga menos em uma viagem, logo poderá fazer outra.

Agora, se a viagem é feita em uma época de alta temporada, com certeza os preços serão mais altos em tudo. Principalmente nas hospedagens e passagens aéreas.

Se você gasta mais em uma viagem, vai demorar mais para fazer outra.

Portanto, com planejamento, com pesquisas, com uma bela programação, você poderá planejar outras viagens baratas em menos tempo.

Sendo assim, busque programar as viagens em épocas de baixa temporada.

Lógico que dependendo de alguns fatores como férias no trabalho, estudos, escolas dos filhos isso fica mais complicado.

Mas, se der, escolha os meses de menos movimento no destino escolhido.

Brasil 

Aqui no Brasil, se a viagem será para o Nordeste, os gastos nos meses de novembro a fevereiro tendem a ser mais altos do que nos demais.

Já para o Sul, no inverno os gastos podem ser maiores, pois é a época de curtir o frio do meio do ano.

América do Sul

Para destinos na América do Sul, busque se informar das melhores épocas para viajar, pois podem variar de acordo com o local. Por exemplo, na Colômbia e no Uruguai os preços podem ser maiores no verão.

Já na Argentina e no Chile (Santiago), o frio pode fazer com que o viajante gaste mais. 

Ainda no Chile, se o destino for o Deserto do Atacama, a época de maio a agosto pode ser mais barata. Porém, a neve pode atrapalhar os planos, pois alguns passeios não são realizados em caso de grande nevasca.

O mesmo vale para o sul, a Patagônia chilena. Estradas podem ser fechadas se as condições climáticas não ajudarem. Isso pode resultar em atrasos que comprometem seu planejamento.

Europa

Já para a Europa, os meses de junho, julho e agosto são COM CERTEZA bem mais caros e mais movimentados.

As passagens aéreas do Brasil para a Europa podem cair de 20 a 40% nos meses de frio europeu (novembro a março/abril).

Já de junho a agosto, os valores são bem mais altos, pois a procura é maior e é época de férias na Europa.

Você pode saber mais no post  Quando comprar passagens aéreas mais baratas?


Como pesquisar passagens aéreas baratas?

Tente ficar de olho nos aplicativos de busca de passagens aéreas, em sites que dão dicas de preços baixos. Vejam também os sites das próprias companhias. Vez ou outra, acontecem promoções.

Assim você poderá se familiarizar com o meios de busca e ficar craque em como planejar uma viagem gastando menos.

De madrugada é mais barato?

Dizem (e pode mesmo ser verdade), que em alguns dias da semana os voos são mais baratos.

Realmente já encontrei preços muito bons em dias como segunda e terça feira, sempre em um horário bem avançado da noite, às vezes de madrugada. Porém, isso NÃO É REGRA!

Promoções

As chamadas MEGA PROMOÇÕES aparecem sempre às sextas-feiras ou em véspera de feriados no caso da LATAM e da GOL.

As demais companhias geralmente entram na onda e a concorrência fica bem legal, podendo ter diminuição de preço no meio do período de promoção.

Ou seja: passagens aéreas baratas se tornam passagens aéreas mais baratas ainda e você poderá planejar uma viagem barata por conta própria!

Este foi o caso da promoção de fevereiro de 2017, quando as companhias foram baixando o preço das passagens e as outras seguiam o mesmo movimento.

Foi uma das promoções que mais valeram a pena para voos nacionais nos últimos tempos.

Depois disso, outras promoções aconteceram e as próximas podem estar chegando.

As companhias aéreas estrangeiras também lançam promoções. É bom ficar ligado no site das empresas para não perder a oportunidade.

Dica!

O site www.melhoresdestinos.com.br pode ajudar bastante na busca de passagens aéreas baratas, pois eles avisam quando os preços baixam e quando as promoções são lançadas.

Existem outras dicas no post Como pesquisar passagens aéreas?


Como comprar passagens aéreas?

Como planejar uma viagem gastando poucoCom a popularização da Internet, qualquer pessoa com um computador, tablet ou celular conectado na rede pode comprar o que desejar. Isto não é diferente quando falamos de passagens aéreas.

Porém, muita gente ainda não sabe como comprar passagens. Na verdade muitas pessoas ainda não sabem que dá para comprar os bilhetes pela Internet.

Outras pessoas têm medo de comprar, pois algo pode dar errado, ou pode  fazer algo errado no momento da compra da passagem aérea.

O processo de compra de passagens aéreas está se modernizando com o passar do tempo. Os sistemas das companhias aéreas estão mais amigáveis ultimamente, facilitando o processo.

Estas facilidades permitem que qualquer pessoa consiga emitir passagens tranquilamente e possa planejar uma viagem por conta própria.

Os sites das empresas são seguros. Provavelmente todos que eu conheço ou que já utilizei até hoje possuem bons sistemas de segurança. Estes sistemas permitem ao viajante efetuar uma compra estando totalmente protegido no ambiente online.

Mas… atenção:

Como todo cuidado é pouco, compre passagens aéreas somente em sites das próprias companhias que operam os voos ou em site de agências ou revendedores idôneos, confiáveis.

Faça uma pesquisa antes de mergulhar de cabeça em sites desconhecidos. Pior ainda se o preço estiver muito abaixo do normal.

Quando a esmola é demais, o santo desconfia!

Quando estiver no site escolhido, observe sempre o cadeado verde que aparece ao lado do endereço do site (endereço do site é o “www.nomedosite.com” ou “.com.br” ou outras extensões).

Este cadeado, ao contrário do que muitos pensam, não garante a confiabilidade do site, mas sim que a sua conexão com a página está segura

E o que isso quer dizer?

Quer dizer que a conexão usa criptografia para embaralhar as informações de um modo que elas só possam ser compreendidas pelo receptor (site).

Para isso, usa-se um recurso denominado “protocolo” (TSL ou SSL). Ele é responsável por transformar em códigos o que você digita no seu navegador e o que chega até o servidor.

Se as informações digitadas no processo de compra forem interceptadas por usuários mal intencionados, elas aparecerão para eles como dados desconexos, impossíveis de serem decifrados.

Depois desse mergulho (de barriga) no mundo da informática (nosso forte é viajar!), vem  parte mais fácil: comprar.

Basta selecionar de onde você quer partir, o destino que quer visitar, a data de ida, a data de volta e pronto!

Ah, você também pode comprar apenas a passagem de ida… ou apenas a de volta.

Outros meios de compra de passagens aéreas

Existem outros meios de se comprar passagens aéreas. O call center (central telefônica) das empresas aéreas disponibiliza atendentes que fazem todo este serviço pelo cliente. Basta informar a origem, o destino e a data de cada voo.

Nestes casos o pagamento por cartão de crédito é feito mediante informação, pelo titular (comprador) de todos os dados do cartão.

O atendente digita todas as informações que o cliente falar na ligação e efetua a compra.

Alguns sistemas estão preparados para que o próprio cliente digite os dados, o que traz mais segurança para o dono do cartão.

Pagamento via boleto bancário

Há, também, a possibilidade de pagamento via boleto bancário. Este meio de pagamento demora um pouco mais para ser processado. O cartão de crédito é “online”, ou seja, em tempo real, na hora.

Outras maneiras de pagar as passagens aéreas podem existir, dependendo da empresa. Vale lembrar que as compras feitas via telefone têm um acréscimo no preço final, já que para a emissão, é cobrado um valor de serviço.

Comprando passagens em lojas (oficinas) das companhias

Nos balcões das lojas das empresas aéreas o atendente pode efetuar a emissão de passagens aéreas na hora, mediante pagamento ali mesmo no local.

Este meio, assim como os call centers, cobram uma taxa de emissão que varia de acordo com a companhia aérea.

Esta forma de compra é um tanto incomum aqui no Brasil. Geralmente estes pontos de vendas ficam nos aeroportos. E,  normalmente, os aeroportos são um pouco distantes dos centros das cidades

Temos exceções, lógico: Congonhas, Santos Dumont, Porto Velho e outros que podem existir por aí e que ainda não conheci.

Fique à vontade para deixar nos comentários outros aeroportos que ficam pertinho do Centro das cidades brasileiras 😉 )

Já no exterior, as empresas aéreas  de alguns países possuem escritórios próprios nas ruas ou em galerias e shoppings, não apenas nos aeroportos.

Lembro de ter visto isto em Buenos Aires (famoso edifício da Aerolineas Argentinas na Calle Perú com Rivadavia).

Também vi em Lima, Peru (na época escritório da LAN), em Cracóvia, Polônia (loja da LOT Polish Airlines) e em outros lugares.

Lojas (de turismo) das companhias aéreas no Brasil

As lojas de vendas de pacotes de viagens são outro meio de compra de passagens aéreas. Agências famosas e tradicionais estão dividindo espaço cada vez mais com lojas das Empresas aéreas.

Estas últimas estão em franco crescimento nos últimos anos. Nestas lojas também é cobrada a taxa de emissão de passagem aérea.


Agora que você já sabe como comprar passagens aéreas e quais os meios de fazer a compra, tudo parece resolvido, não é?

Você viu como você mesmo pode emitir sua passagem aérea e como planejar uma viagem por conta própria, mas não termina por aí.

As coisas podem melhorar! Você pode comprar passagens aéreas baratas para viajar mais. Quer saber como fazer isso?

Leia o post sobre como comprar passagens aéreas baratas e vamos junto com o Embarcando.com viajar barato 🙂

Author: Embarcando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.