Como chegar em Frankfurt (e como sair) por terra ou pelo ar

O maior centro financeiro da Alemanha pode ser um belo início de viagem pela Europa. Por isso, é importante saber como chegar em Frankfurt, os principais meios para alcançar este grande centro alemão.

É fácil chegar a Frankfurt por terra ou ar. A Alemanha possui ligação com inúmeras cidades de vários países da Europa.

Assim, passar por Frankfurt pode ser uma boa opção para partir para outro destino da própria Alemanha, da Europa ou da Ásia.


Como chegar ou sair de Frankfurt de trem
Estação Central de trem de Frankfurt

A Estação de trem Frankfurt Hauptbahnhof (Frankfurt Hbf) é a principal da região e segunda maior da Europa.

Esta grandiosa estação recebe mais de 350 mil passageiros diariamente. É muita gente!

Trens partem a todo momento para todas as partes da Alemanha. Há fácil ligação com qualquer região do país. Além disso, o viajante que passa por Frankfurt também pode escolher diversos destinos em outros países.

Para quem está em outros lugares da Europa e deseja ir para Frankfurt, a facilidade de locomoção é a mesma. Trens vindos de vários destinos alemães e de outros países não param de chegar.

Devemos ter um cuidado especial em algumas viagens a partir de Frankfurt: muitos trens fazem baldeação em outra estação da cidade, a Frankfurt Süd (Frankfurt Sul).

Em uma viagem que fiz desde Frankfurt para Praga, tomei um trem na Estação Central (Frankfurt Hauptbahnhof) e tive que descer na Frankfurt Süd. Fiz uma pequena conexão nesta estação, no meio do nada, sem muita infraestrutura e logo tomei o trem rumo ao destino final.

A conexão nesta estação foi uma correria, como podemos ver na foto abaixo ↓↓↓

Então, fique atento às informações do bilhete, da passagem. Verifique se seu trem tem conexão na estação Frankfurt Süd.


Como chegar ou sair de Frankfurt de ônibus

Além da ligação por trem, podemos chegar em Frankfurt por terra. Esta ligação pode ser feita através de serviços de ônibus desde ou para toda a Alemanha e muitas cidades europeias.

Em 2012, em minha primeira passagem por lá, vi de perto o movimento dos ônibus internacionais. Eu sofri com a desorganização do embarque e não embarquei, mesmo com a passagem em mãos.

Eu ia para Praga, já que meu voo, no dia anterior, foi cancelado quando eu tentava embarcar em Zadar (Croácia) para Frankfurt. Isso gerou perda do trecho de trem para a República Tcheca.

Enquanto aguardava para tentar (e não conseguir) embarcar, vi vários ônibus da Eurolines rumo a vários outros países europeus, como Áustria, França e até Macedônia e Turquia.

Hoje em dia o serviço pode ter melhorado. Na minha época não existia o Flixbus, por exemplo. As coisas realmente podem estar melhores.

Porém, se puder, prefira os trens.

Trem é mais caro? Sim.
Trem é mais confortável, seguro e confiável? Sim.
Então, faça sua escolha.
E, se desejar tomar o busão, eles partem do “terminal” anexo à Frankfurt Hbf, a estação central de trem da querida Frank.


Chegando a Frankfurt de avião

Frankfurt seguramente é uma das melhores portas de entrada para brasileiros na Europa (por enquanto).

Eu digo “por enquanto” porque a Lufthansa vai retomar seu voo Guarulhos – Munique em 2020. A localização de Munique é melhor que de Frankfurt, o que facilita o deslocamento do viajante por terras europeias após passar pelo “ponto de entrada”.

Além disso, existem mais lugares interessantes para visitar perto de Munique do que perto de Frankfurt.

Porém, como o voo da Lufthansa ainda não foi retomado (estou escrevendo em setembro de 2019), vamos trabalhar com o que temos. Frankfurt é SIM um belo destino para ser usado como início ou fim de trip na Europa.

Primeiro vou falar do bolso, a parte “de nosso corpo” que mais sofre: as passagens de voos diretos de São Paulo para Frankfurt são GERALMENTE mais baratas que para outros destinos europeus.

Tudo bem que a Lufthansa tirou a rota GRU – FRA há algum tempo, diminuindo a concorrência. Este era um ótimo voo. Partia de Guarulhos pouco depois das 18h00 local e chegava à Alemanha umas 10 da manhã.

Mas, a parte boa foi que a LATAM manteve e vem oferecendo este trecho por bons preços.

Algumas cidades do Nordeste perderam conexão com Frankfurt esta há pouquíssimo tempo. Isso ocorreu devido ao encerramento das operações da Condor no Brasil. Culpa da falência da Thomas Cook Air.

Leia também: Você sabe o que significam os códigos dos aeroportos?


O Aeroporto de Frankfurt Am Main

Aeroporto Internacional de Frankfurt (FRA) é um dos melhores hubs (centro de conexões) entre países europeus e entre a Europa e o Oriente Médio.

FRA possui ligação com mais de 110 países, um número sensacional.
Trata-se de um aeroporto de grande porte, o mais importante da Alemanha, terceiro da Europa e nono maior do mundo.

Na Alemanha você verá menção a ele como “Flughafen Frankfurt am Main”. Se habitue a estes detalhes.

O Aeroporto de Frankfurt possui 3 (três) terminais e atende a mais de 60 milhões de passageiros por ano.

De tão grandioso, é comum ver funcionários do Aeroporto pra lá e pra cá de bicicleta pelos corredores e áreas de checkin.

Para quem gosta de aviação, estar no FRA é um prato cheio. Aviões de médio e grande porte, de todas as partes do mundo colorem as pistas e os pátios do aeroporto de Frankfurt.

E o painel de voos? É quase um ponto turístico dentro do aeroporto.

Painel do Aeroporto de Frankfurt - Como chegar em Frankfurt
Aeroporto de Frankfurt
Ligação com o Centro e com outras cidades

Para facilitar a vida do viajante, existe no Aeroporto de Frankfurt uma estação de trens regionais e outra de trens de alta-velocidade. Estas estações estão interligadas ao Terminal 1 do Aeroporto. Isto agiliza a locomoção de quem chega de avião à cidade.

Além das estações ferroviárias, uma pequena rodoviária dentro do complexo do aeroporto atende o viajante na continuidade de sua viagem ou no deslocamento até o aeroporto.

É tudo fácil de encontrar. Tudo muito organizado.


Cuidado com o tempo no aeroporto

Um cuidado que se deve ter no Aeroporto de Frankfurt é o cuidado com as distâncias entre área de check in e portões de embarque.

Algumas caminhadas podem demorar quase 15 minutos por corredores intermináveis. Por isso, tome muito cuidado! Controle seu tempo.

Se o seu voo partir de outro terminal então, cuidado redobrado!
O sistema de conexão por “trem”, o famoso “Skyline”, está em manutenção. A ligação entre os terminais está sendo realizada por ônibus do próprio aeroporto, o que leva um tempo maior.


O Blog Embarcando.com tem alguns parceiros que garantem preços mais baixos para o planejamento da sua viagem.
– Você pode: reservar hotéis através do Booking.com (use este link)
– Além disso, você pode contratar seguros viagem com desconto (basta utilizar este link e o CÓDIGO PROMOCIONAL: EMBARCANDO5 .
– Já se você quiser viajar conectado por países do mundo todo, adquira um chip da EasySIM4You. Eu usei e indico! Compre AQUI o chip de viagem para seu celular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.