Como chegar do Aeroporto até o Centro de Sarajevo

Sarajevo tem o principal aeroporto da Bósnia. Se você chegar ao país pelo ar, saiba que o caminho do aeroporto Internacional de Sarajevo até o Centro é bem tranquilo.

Em minha primeira vez na Bósnia e Herzegovina, cheguei de ônibus, a partir de Mostar, cidade que atrai muitos turistas ao país.

Porém, após meus planos mudarem na hora da saída do país, tive que tomar um voo de última hora para Zagreb, na Croácia.

Então, conheci o caminho desde o Centro até o Aeroporto de Sarajevo. Paguei cerca de 15km (Marco Conversível – sigla BAM) de táxi desde a área Central, próximo a Baščaršija.

O trajeto é rápido, com cerca de 20/25 minutos. O aeroporto fica na direção do Túnel Spasa, local muito visitado por quem busca reviver a Guerra da Bósnia, ocorrida no início da década de 1990.

O táxi é o meio mais cômodo para um deslocamento até o Aeroporto de Sarajevo. Lembre-se de combinar o valor da corrida antes de entrar no carro. Pode até rolar uma pechincha, ao melhor estilo dos mercados árabes.

Dica de segurança IMPORTANTE: os carros que prestam serviço de táxi em Sarajevo possuem plaquinha sobre eles e adesivos com indicação do serviço. Além disso, para não cair em roubada, observe a PLACA DO CARRO, que sempre começará com as letras “TA”, de táxi.

O taxímetro começa a corrida em 1,50 Km e sobe 1 Km (moeda da Bósnia) a cada 1 km (kilômetro) percorrido. Pode haver cobrança extra por malas grandes.


Outros meios de chegar e sair do Aeroporto de Sarajevo
Ônibus 200e

A Empresa Centrotrans Eurolines opera o ônibus 200e a partir e até o Aeroporto de Sarajevo.

Este ônibus faz o trajeto em aproximadamente 35 minutos, com 27 paradas em seu caminho. É a maneira mais cômoda (e talvez até mais segura) depois dos táxis.

Os horários coincidem com as chegadas dos principais voos. Então, provavelmente, ao desembarcar haverá um ônibus da linha 200e pronto para sair.

O ponto inicial a partir do Centro é Bentbasa. Em seguida, o ônibus passa por Vijećnica (Sarajevo City Hall, aquele prédio “listrado” na beira do rio).

A próxima parada é em Baščaršija, o “centrinho” de Sarajevo.

Desde o Aeroporto o ônibus parte da área de desembarque.

Os preços são: 5 Km para o bilhete apenas de ida e 8 Km o bilhete ida + volta.

MAS…

Se você quiser ainda mais economia, pode optar pelo transporte público para chegar ao centro de Sarajevo a partir do Aeroporto Internacional.

É super tranquilo de se locomover em Sarajevo usando transporte público. Só que é mais trabalhoso e em horários de pico, os veículos VIVEM lotados.

As opções de ônibus/bondes urbanos que ligam o Aeroporto ao Centro de Sarajevo são:

Trolleybus nº 103

Próximo ao Aeroporto (cerca de 700 metros), no bairro de Dobrinja, há uma parada de “trolleybus” que leva ao Centro. Estou falando da parada “Dobrinja škola B”, onde poemos pegar o trolleybus 103.

Este ônibus elétrico vai até a ‘Trg Austrije’ (Praça Áustria). Esta praça é um ponto quase central de Sarajevo, bem próxima à Ponte Latina, onde ocorreu o episódio que desencadeou a Primeira Guerra Mundial, em junho de 1914.

Este ponto da Trg Austrije fica bem próximo a Baščaršija (centrinho de Sarajevo). Basta atravessar o Rio Miljacka.

*Este percurso tem duração aproximada de 45 minutos.

**Os trolleybus da linha 103 fazem o trajeto “Dobrinja – Drvenija – Trg Austrije”. Atente para o nome na frente do veículo, além do número.

Bonde/tram nº 3

Mais distante, na parada “Stup B” – cerca de 3,4 km do Aeroporto – passa o bonde/tram número 3, que leva até Vijećnica, local também próximo à famosa Latin Bridge e a Sarajevo City Hall.

Os “bondes” da Linha 3 circulam entre Baščaršija e Ilidža, que fica após o Aeroporto. Então, você deverá tomar o veículo que tenha o nome Ilidža na frente se for em direção ao Aeroporto Internacional de Sarajevo.

Se o percurso for o contrário, na parada do bairro Stup tome o bonde/tram com direção a Baščaršija.


Bilhetes de transporte público em Sarajevo

Os bilhetes para transporte público que são comprados em quiosques/bancas e custam 1,60KM se adquiridos nestes pontos. Já se você pagar a passagem para o condutor, o valor será de 1,80KM.

Assim como em outros países da Europa, o viajante deve “perfurar” o bilhete após embarcar no transporte público.

Existem máquinas próprias para isso na frente e atrás dos veículos. Não deixe de fazê-lo.

Se você não localizar a máquina, observe os demais passageiros ou pergunte ao condutor do veículo. Talvez ele fale inglês.

Certifique-se de perfurar (validar) o seu bilhete. Você poderá pagar uma multa se um fiscal da empresa de transporte público perceber a não validação do ticket.


O Blog Embarcando.com tem alguns parceiros que garantem preços mais baixos para o planejamento da sua viagem.
– Você pode: reservar hotéis através do Booking.com (use este link)
– Além disso, você pode contratar seguros viagem com desconto (basta utilizar este link e o CÓDIGO PROMOCIONAL: EMBARCANDO5 .
– Já se você quiser viajar conectado por países do mundo todo, adquira um chip da EasySIM4You. Eu usei e indico! Compre AQUI o chip de viagem para seu celular.
– Temos também o chip da YES Brasil. Adquira AQUI o seu!
COMPRE AQUI seus passeios e ingressos para atrações em todo o mundo SEM PEGAR FILA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.